Inside the Book

Operacionalização

   

Operacionalização

O projeto inicia com uma reunião com todos os parceiros envolvidos (Direção do Agrupamento, docentes de Português e de TIC), em que serão apresentadas as ideias chave e os objetivos do projeto, e em que serão definidos os instrumentos de monitorização/avaliação, convocando as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas. Pretende-se, fundamentalmente, promover a leitura recreativa, através da diversificação da oferta aos alunos, ativando-os para a utilização da biblioteca escolar, e desenvolver a comunicação, incentivando a oralidade, a escrita e a criatividade, assim como o recurso adequado às novas tecnologias, fatores preponderantes para a sua plena formação.

As alterações que pretendemos operar, por forma a cativar alunos e docentes e levá-los a procurar a Biblioteca Escolar, só serão possíveis com a renovação do fundo documental existente, o qual se encontra envelhecido e desajustado das preferências literárias da faixa etária visada.

Assim, depois da aquisição do novo fundo documental e da apresentação do projeto aos alunos, estes serão desafiados a ler um livro por período (articulação com a disciplina de português); a mobilizar algumas ferramentas digitais (articulação com a disciplina de TIC) e a produzir apresentações digitais dinâmicas das obras que leram. Ao longo deste período de tempo serão monitorizados os produtos, quer diretamente pelos professores bibliotecários, através da presença em pequenas sessões de formação, quer em articulação com os parceiros do projeto  (elaboração de pequenos resumos; desenvolvimento da capacidade de síntese e de argumentação;  criação de emails e inscrição de utilizadores do site; cuidados a ter na utilização de imagens e textos (direitos de autor); cuidados a ter na internet, prezzi, padlet, áudio e imagem), bem como através de contactos de acompanhamento/informação, com recurso ao email e às plataformas digitais. De acordo com uma calendarização, previamente estabelecida entre todos os intervenientes no projeto, os alunos iniciarão a apresentação dos trabalhos nas aulas e, de seguida, essas mesmas apresentações integrarão o site (Inside a Book), permitindo a partilha das obras lidas e das respetivas apresentações, provocando comentários e sugestões de leituras. Ou seja, os alunos, para além de apresentarem, em público, os livros lidos e os sentimentos emergentes das leituras realizadas, estarão a trocar ideias e gostos, podendo contribuir, também, para tornar o site mais atrativo – criação de uma comunidade de leitores.

Em simultâneo, os docentes, de uma forma discreta, em segundo plano, monitorizarão os “posts” do site, intervindo e informando, se necessário. A mediação do adulto é determinante para o sucesso da atividade, pelo que deve ser reconhecido pelo seu gosto pelo livro e pela leitura e pela capacidade de abertura ao diálogo, por forma a que os alunos se sintam à vontade para fazerem os seus comentários literários.

Sempre que necessário, em sede da Biblioteca Escolar, realizar-se-ão breves sessões de acompanhamento do projeto, sobretudo ao nível da forma de participação dos intervenientes.

No final do ano far-se-á a avaliação do projeto, com recurso a um questionário de recolha de opinião, seguido da definição de um plano de melhoria

No segundo ano do projeto dar-se-á continuidade ao trabalho iniciado com os alunos do 8ºano e envolver-se-ão os alunos do 7º ano.

 

Disciplinas/ áreas curriculares envolvidas

Português

TIC

 

Intervenientes

8 turmas do 3º CEB

150 alunos

12 docentes



Sem comentários:

Enviar um comentário